Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de junho de 2010


Série amazônia suntentável:Buriti

Buriti comumente se refere a plantas do gênero Mauritia,Mauritiella,Arihrinax e Astrocaryum.
Essa planta também recebe o nome de miriti,muriti,palmeira dos brejos,etc.
É uma espécie que pode ficar bem alta,e é comum em lugares alagados.O buriti tem grande contribuição com a água,que ajuda a espalhar os frutos. Vamos ver agora todas as possibilidades que esta planta amazônica nos oferece.
A quantidade de frutos que é produzida anualmente por uma única árvore é enorme,como dá para ver na foto.Este fruto,em conjunto com o açaí,é importantíssimo na alimentação das populações ribeirinhas da Amazônia.O fruto pode ser consumido in natura ou na forma de doces,sucos,sorvetes,geléias,e uma infinidade de outros produtos.Também serve de alimento a animais como a anta,capivara,arara e outros.E também é matéria-prima para a fabricação das famosas esculturas de miriti,feitas numa cidade paraense.(mostrar fotos do miriti)
O uso medicinal está associado ao óleo extraído da polpa dos frutos, com propriedades energéticas e vermífugas.


Rico em pró-vitamina A (500 000 UI), com índice de 300mg/100g, o óleo é usado contra queimaduras na pele, provocando alívio imediato e auxiliando na cicatrização. O óleo absorve radiações no espectro ultra-violeta, sendo um eficiente filtro solar Tem sido empregado recentemente pela indústria cosmética entrando na composição de sabonetes, cremes e xampus.
O fruto é rico em vitamina A,B e C;
Fornece palmito de qualidade,farinha e madeira.Caso alguém não saiba,palmito é o cerne(miolo,aquela parte de dentro do tronco) de certas plantas(como o buriti,pupunha,açaí,etc)que não é duro e é comestível.Produto de alto valor no mercado nacional e internacional,e devido a esse bom preço,algumas espécies estão ameaçadas de extinção,por serem derrubadas indiscriminadamente.
As folhas geram fibras que são usadas em artesanatos regionais,para fazer bolsas,tapetes,toalhas,redes,etc.
É uma ótima oportunidade para quem visa lucros com exportação.No sul e sudeste do Brasil,o buriti ainda é meio desconhecido,mas os produtos que são feitos tendo ele como matéria-prima são muito apreciados por lá.Bombons e doces em geral são bem vendidos lá.Como a árvore fornece muitos frutos por ano,a o produto-base não falta.Há poucos lugares que beneficiam o produto,mas não custa muito para se abrir uma pequena fábrica de processamento.E no exterior é que o produto já beneficiado em forma de doces ou cosméticos vale ouro.Mas nós não estamos sabendo aproveitar toda essa riqueza que Deus nos deu.
Contém poderosas substâncias que podem ser usadas na indústria de protetores solares:A pró-vitamina A.
Se você quer ter bons ganhos,e isso preservando a natureza de tal modo que até nossos descendentes poderão usufruir dela,invista no buriti.E continue acompanhando a série”Amazônia suntentável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário