Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011


Carros Híbridos, elétricos e outras inovações da ciência que contribuem com a natureza.


A cada dia ouvimos falar de coisas novas invenções. Há muitas coisas ruins, em compensação também existem invenções que são utilíssimas. Falaremos aqui de algumas destas, que podem em muito contribuir com o nosso planeta.
Existem os carros híbridos, elétricos, a hidrogênio, e tantos outros. Nesta matéria falaremos dos híbridos.
São aqueles que possuem dois motores, um elétrico e outro a combustão, que é o velho motor a gasolina, álcool ou diesel. Existem 3 tipos de carros híbridos.
1.       Nos primeiros híbridos que foram inventados, o motor principal era a combustão, e o elétrico servia apenas para fazer com que o principal trabalhasse menos, diminuindo assim as emissões de poluentes.
2.       O outro tipo é o que o motor movido a eletricidade é o principal, e o motor a combustão somente serve para recarregar as baterias do elétrico.
3.     Por último está o chamado sistema misto, que consiste numa combinação, entre a utilização dos dois motores, para aproveita as vantagens de cada um. Dependendo da maneira como são configurados, é possível até utilizar os dois de forma simultânea.
O primeiro carro híbrido foi criado pela japonesa Toyota, chamado Toyota Prius(abaixo)
foi lançado pela primeira vez em 1997, no Japão, e este é o híbrido que já teve mais unidades vendidas até hoje, passando já de 2.000.000 de unidades.
A maior vantagem que os híbridos podem oferecer, no que concerne a meio-ambiente, é a significativa diminuição da emissão de poluentes. Mas infelizmente, essa tecnologia ainda é bem cara, portanto os automóveis deste tipo também serão caros. Por exemplo, o modelo do Ford Fusion Híbrido(abaixo)

que foi lançado em terras tupiniquins custa mais de R$ 100.000,00. Ou seja, está muito além do poder de compra da maior parcela da população brasileira. E também, pelo menos por enquanto, ainda é bem complicado mexer com este tipo de carros. Mas num futuro mais próximo do que pensamos será uma realidade lidar com este tipo de automóveis, pois há grandes vantagens na utilização deste sistema.E206

Nenhum comentário:

Postar um comentário